sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Número de crianças prematuras chega a 40 por hora no Brasil


  • DOC Content
  • 3 Visualizações
    Sem avaliação
Estudo feito pelo Ministério da Saúde a partir do Sistema de Informações de Nascidos Vivos sobre partos prematuros
Em 2012, 40 partos a cada hora foram prematuros
Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde a partir do Sistema de Informações de Nascidos Vivos indica que no ano de 2012, 340 mil bebês nasceram antes dos nove meses e ao todo são feitos 931 partos prematuros, o que representa 40 a cada hora (índice de 12,4%, o dobro do registrado em alguns países europeus). No mundo, são cerca de 15 milhões de crianças.
Para Renato Passini, médico que integra a Coordenadoria de Ensino e Avaliação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (CEA/Febrasgo), o parto prematuro pode trazer muitos problemas futuramente para a criança, impactando diretamente na sua saúde. “Pode ter comprometimento físico e emocional, com baixo desenvolvimento neurológico e mental. Isso inclui problemas com a visão e a audição, na parte digestiva e na respiratória. Vale frisar que grande parte das crianças com problemas mentais nasceram prematuras”.
O especialista afirma ainda o nascimento antes dos nove meses está associado ao esforço físico e infecções de urina, inclusive vaginais. Segundo ele, em muitos casos não apresentam sintomas, tornando mais difícil o tratamento. Ainda assim, Renato Passini diz ser possível evitar o parto prematuro e assegurar que a criança viva com mais saúde. Para isso é preciso muita atenção, já que os sinais não apresentam muita evidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário